Pablo Lanza Arquitetura

logo_pablolanza_arquitetura_residencia

Casa Grama

Local
CONDOMÍNIO FAZENDA DA GRAMA | ITUPEVA | SP

Área terreno
3072M²

Área construída
1173M²

Início do projeto
2020

Conclusão da obra
2022

PRJ INTERIORES
SILVANA ARQUITETURA

PRJ PAISAGISMO
CRIS BERMUDEZ PAISAGISMO

PRJ ESTRUTURA E INSTALAÇÕES
BENEDICTIS ENGENHARIA

Gerenciamento e execução da obra
LOCK ENGENHARIA

A concepção dessa residência se inicia muito antes do projeto em si, mas através de uma busca conjunta, entre nós e o proprietário, do terreno perfeito. A intenção era descobrir um local que coincidisse uma bela vista para o horizonte, amplo, com pouca declividade e com boa orientação solar. Depois de muita procura encontramos esse belo lote com vista aos fundos para o campo de golf na Fazenda da Grama, interior de SP. O projeto deveria contemplar o uso intenso aos finais de semana, com capacidade de receber muitos convidados, familiares e amigos. A solicitação principal foi criar uma grande ala para acomodar as 8 suítes, 4 em cada pavimento, deixando-as integrandas ao home theater. Ao lado oposto, desenvolver o espaço de lazer e serviço, compostos por cozinha, espaço gourmet, Pub e saunas deixando assim o jogo de salas e varandas centralizado.

O primeiro ato projetual foi o de escolher a face para os quartos, privilegiando o sol nascente e maximizando o potencial do lote para a suíte master, implantada com ampla visão ao lago, com boa insolação e controle visual de toda a residência. Para a área de lazer elegemos o local com melhor vista no pavimento térreo, criando uma diagonal de visão para todo o condomínio evitando que o sol poente atrapalhasse as tardes de churrasco e finais de semana. A piscina foi desenhada com borda infinita, criando a privacidade da casa em relação ao espaço verde e projetada para a insolação todo o dia. Com a intenção de potencializar a conexão da casa com o verde à sua volta foram propostas árvores centrais entre as duas lâminas principais.

Para a linguagem formal da obra a proposta foi equilibrar materiais naturais, como pedra e madeira, com matérias neutros, como o vidro e cimento queimado. Propusemos a estrutura metálica aparente para toda a residência, afim de um debate claro com as premissas da Arquitetura Tropical Contemporânea, equilibrando aconchego, materiais verdadeiros e praticidade.